escritório de comunicação


Educador José Pacheco fala na 11ª Jornada de Qualificação das Franquias do Florescer

Estarão no evento representantes das franquias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Maringá e Ribeirão Preto

O Florescer, um dos programas de responsabilidade social do Instituto Elisabetha Randon, realiza a 11ª Jornada de Qualificação das Franquias Florescer nos dias 23 a 25 de outubro, na Casa Florescer do site Forqueta, junto à Fras-le. O objetivo é promover a qualificação na área da Espiritualidade e trocas de experiências em Educação e Terceiro Setor.

A abertura das atividades será no dia 23, às 8h, pela diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon – IER, Maurien Randon Barbosa, juntamente com a coordenadora do Programa Florescer, Cristina Fadanelli, tendo como público-alvo educadores sociais, equipes técnicas e dirigentes das franquias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Maringá e Ribeirão Preto.

Convidado especialmente, o educador, pedagogo e autor de livros sobre educação, José Francisco de Almeida Pacheco, ministrará  a partir das 13h40min do mesmo dia, palestra sobre “Novas Construções Sociais de Aprendizagem”, na qual abordará a filosofia de trabalho com os jovens,  enfatizando aspectos  importantes na formação do ser humano a partir da  motivação dos beneficiários do programa.

Nascido na cidade do Porto, em Portugal, foi o mentor naquele país da “Escola da Ponte”, ainda nos anos 1970, propondo uma escola sem séries, sem prova, sem “aula” e focada na autonomia e protagonismo do aluno, por considerar que a aula tradicional havia se tornado um sistema obsoleto de reprodução de conteúdo, esquecendo seu principal objetivo educacional: a humanização do indivíduo. 

Desde 2017, Pacheco é colaborador voluntário no Projeto Âncora, em São Paulo, que segue o método de ensino da “Escola da Ponte”. Atualmente é diretor pedagógico da EcoHabitare, empresa social que promove iniciativas com foco na criação de comunidades sustentáveis a partir de comunidades de aprendizagem.

Ainda no dia 23, das 19h30 às 22h, o pedagogo fará palestra no Teatro da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG, em Caxias do Sul. Os ingressos, voltados a professores, estudantes e comunidade podem ser adquiridos  pelo link https://www.sympla.com.br/educacao--projeto-de-vida-com-o-prof-jose-pacheco__364403 . Informações com o Instituto Formação (54) 9.9600-6070.

O círculo de palestras da Jornada de Franquias do Florescer prossegue no dia 24 com apresentações de Leonardo Borges, CEO da Ellebê - Treinamento em Gestão, criador e gerenciador do aplicativo Minha Escola  e professor de Estratégias Empresariais da FGV, que falará sobre Inteligência e Gestão do tempo, e de Frei Jaime Bettega, formado em Filosofia, Teologia e Administração de Empresas, com Especialização em Recursos Humanos, Mestrado e Doutorado em Administração – UCS, onde também é professor, que abordará o tema Espiritualidade e o quanto ela pode ser envolvida no cotidiano, principalmente nas relações e no equilíbrio emocional. Bettega é o fundador e coordenador do Projeto Mão Amiga, que auxilia crianças carentes em Caxias do Sul.

No dia 25 será a vez do sociólogo Léo Voigt apresentar as características de formação do Terceiro Setor no Brasil. Formado em Sociologia, mestre em Ciências Políticas pela UFRGS e professor universitário, Voigt é especialista em diversos temas referentes a movimentos sociais, sociedade civil e defesa de direitos básicos.

 

 

09/10/2018 - fróes, berlato associadas

banco de imagens

confira as imagens do release,

nenhuma imagem disponível no momento
froes@froesberlato.com.br

empresa | equipe | clientes | contato

fróes, berlato associadas © 2009 - 2018

Rua Silva Jardim, 466/207 - Mont'Serrat - Porto Alegre/RS

(51) 3388-6847 / (51) 3388-6848