escritório de comunicação


Fras-le ganha Reconhecimentos de Sustentabilidade e Produtividade do PGQP



A liderança da Fras-le na produção de materiais de fricção está ligada diretamente à sua política de gestão ambiental e de performance operacional. A empresa acaba de receber os prêmios “Reconhecimento em Sustentabilidade” e “Reconhecimento em Produtividade”, do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). As distinções serão recebidas pelos engenheiros Suelen Tochetto Barp (Meio Ambiente) e Jader Köhler (Manutenção), no dia 13/08, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.

Em Sustentabilidade, a empresa foi agraciada pelo desenvolvimento de uma nova família de lonas comerciais para freios a partir da utilização de materiais recicláveis, que mostrou eficiência, maior durabilidade, bom volume de negócios e rigorosamente dentro da legislação de segurança.

Para implementar esta ação, a Fras-le reaproveitou as perdas do processo na fabricação de sua linha de produtos, propiciando uma redução do consumo de matérias-primas naturais e resíduos descartados. Somente em 2017, 3.096 toneladas de resíduo de pó de exaustão deixaram de ser enviadas para tratamento externo, resultando numa economia de R$ 1,8 milhão, valor que sobe para R$ 4,8 milhões, considerando-se o custo não realizado de tratamento externo deste resíduo. Entre os benefícios desta iniciativa de responsabilidade ambiental destaca-se o ganho de mercado, a redução de custos operacionais e, ainda, a redução de impacto ambiental pela extração da matéria-prima virgem e pela destinação de resíduos.

Em Produtividade, a Fras-le implementou a Manutenção Produtiva Total (TPM), definida pelo  Japan Intitute for Plant Maintenance como um processo de gestão produtiva total que estabelece cultura corporativa (responsabilidade de todos), visando a máxima eficiência do sistema de produção industrial durante todo o ciclo de vida da empresa. Com a ação, pode-se melhorar a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos do parque fabril, fazendo o resgate e a conservação dos ativos da empresa, monitorando e sistematizando ações, de forma a garantir que os recursos produtivos estejam orientados e bem aplicados para atingir o resultado estratégico estabelecido.

Fruto disto, houve expressiva evolução no resultado dos indicadores, chegando a incrementos de até 40 pontos percentuais no índice de rendimento operacional global. Na disponibilidade dos equipamentos, também houve ganhos significativos, com algumas máquinas atingindo a quebra zero por até 6 meses consecutivos, resultado intangível antes do programa. Além dos benefícios quantitativos dos indicadores, também foi registrada mudança de cultura e motivação das pessoas.

Fundada em 1954, a Fras-le atua no mercado nacional e internacional, sendo a maior empresa da América Latina e uma das líderes mundiais em material de fricção. Sua linha de produtos inclui pastilhas e lonas para freios de veículos leves e comerciais, sapatas e pastilhas para moto, pastilhas para aeronaves, revestimento de embreagens, sapatas e sapatilhas ferroviárias e metroviárias e produtos especiais para aplicação em máquinas, tratores, elevadores e sondas petrolíferas. 

Mais informações: www.fras-le.com.

10/08/2018 - fróes, berlato associadas

banco de imagens

confira as imagens do release,

nenhuma imagem disponível no momento
froes@froesberlato.com.br

empresa | equipe | clientes | contato

fróes, berlato associadas © 2009 - 2018

Rua Silva Jardim, 466/207 - Mont'Serrat - Porto Alegre/RS

(51) 3388-6847 / (51) 3388-6848