escritório de comunicação


Juntas Comerciais debatem unificação em gramado no 35º ENAJ

O encontro debate a integração das Juntas e fortalece sua representatividade como indutoras do crescimento e do empreendedorismo

A solenidade de abertura do 35º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (ENAJ), que acontece em Gramado até o próximo sábado (27), reuniu autoridades do governo estadual e municipal, instituições e Juntas Comerciais na noite desta quinta-feira (25), no hotel Casa da Montanha. O evento ainda comemorou os 140 anos da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) e foi palco da posse da nova diretoria da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju). Representando o governo gaúcho, o diretor do Banrisul, Osmar Vieceli, lembrou a importância das Juntas e disse que avançar na simplificação dos processos vai permitir alcançar a competitividade necessária à economia.

O novo presidente da Fenaju, Rafael Lousa, falou sobre a importância das Juntas Comerciais como indutoras do empreendedorismo. “Este é o nosso desafio coletivo de agir como facilitadores do processo de crescimento”. Ele ressaltou a importância do evento para que haja um trabalho conjunto e coerente entre as instituições de todo o País e disse que até o final de 2018 todas as Juntas Comerciais brasileiras estarão integradas. “A integração hoje equivale a 60%”, enfatizou. 


Lousa substitui, como Presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais, Ardisson Naim Akel, Presidente da Junta Comercial do Paraná. Ele aproveitou o momento para agradecer o apoio durante a sua gestão e desejar sucesso ao novo mandato.


O Estado do Rio Grande do Sul, como anfitrião do evento, foi representado pelo Diretor do Banrisul Osmar Vieceli, que manifestou a satisfação dos órgãos como Patrocinadores Master do Encontro Nacional das Juntas Comerciais. Em nome da Prefeitura de Gramado, o vice-prefeito Evandro Moschem lembrou que Gramado é uma cidade empreendedora e disse que a unificação do sistema das Juntas vai permitir, aos municípios, informações mais precisas da atividade econômica local.


O presidente da JucisRS, Paulo Roberto Kopschina, deu as boas-vindas aos participantes, reiterando a felicidade em ser o anfitrião do evento. Ele lembrou dos 140 anos da JucisRS e disse que o futuro se materializa na entidade com a conquista de sua autonomia financeira. Encerrou lembrando a importância do Encontro e disse que “se sozinho podemos andar mais rápido, juntos vamos muito mais longe”.


O Secretário da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Jose Ricardo Veiga, que está participando das atividades do 35º ENAJ, reafirmou o papel das Juntas Comerciais para o registro e desenvolvimento econômico brasileiro. “O Brasil precisa de um trabalho sério, com foco no cidadão e a integração com os municípios é o melhor caminho”.


O 35º ENAJ reúne representantes das Juntas Comerciais brasileiras para discutir e apresentar demandas para incentivar o desenvolvimento do registro empresarial do Brasil. O encontro começou em Porto Alegre, na última terça-feira (23), e conta com uma intensa programação para procuradores, secretários, procuradores e gestores de TI. O cronograma de atividades se encerra na manhã deste sábado (27), com a redação da Carta do Rio Grande do Sul.

25/05/2017 - fróes, berlato associadas

banco de imagens

confira as imagens do release,

nenhuma imagem disponível no momento
froes@froesberlato.com.br

empresa | equipe | clientes | contato

fróes, berlato associadas © 2009 - 2017

Rua Silva Jardim, 466/207 - Mont'Serrat - Porto Alegre/RS

(51) 3388-6847 / (51) 3388-6848